Para solicitar um empréstimo é preciso ter bastante atenção, além de fazer uma pesquisa sobre as instituições de crédito do mercado e buscar informações em fontes confiáveis sobre cada uma delas, a fim de escolher opção mais adequada para você.

Em um cenário de crise econômica no país, segundo o Serasa Experian que a quantidade de pessoas que buscou crédito no mês de agosto avançou 3,8% em relação ao mês de julho de 2018.

Enquanto isso, na comparação mais interessante com o mês de agosto de 2017, a demanda por crédito também apresentou alta: dessa vez de 2,5%. Dessa forma, no acumulado do ano, a busca do consumidor por crédito já cresceu 9,1% perante os oito primeiros meses do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, essa busca maior do consumidor por crédito exibiu crescimento em agosto impulsionada pela retração da inflação e, passados os impactos transitórios da greve dos caminhoneiros, pela recuperação recente da economia, ainda que mais incipiente do que se esperava e do nível de emprego no País, a ritmo lento.

Com este crescimento, houve um aumento nas tentativas de golpes, ou seja, a utilização indevida do nome de instituições financeiras para realizarem ofertas falsas de crédito estão cada vez mais comuns 🙁

Por isso, é importante que você tome algumas precauções ao solicitar o crédito. Leia e confira as principais dicas para não cair em golpes:


01. Pesquise as empresas e o histórico de cada uma

Ao sentir a necessidade de solicitar um crédito para você ou para a sua empresa, pesquise instituições financeiras com as condições que atendam às suas necessidades.

Isso quer dizer que, cada instituição trabalha de uma forma, por isso, é importante que tenha um planejamento para conseguir definir qual instituição vai lhe conceder taxas, quantidade de parcelas, etc, que sejam do seu interesse e que caibam no seu planejamento e bolso.

02. Desconfie de oportunidades via WhatsApp

É muito comum que o contato do fraudador, a fim de oferecer um crédito pré-aprovado,  venha a ser feito via WhatsApp. Antes de passar qualquer informação pessoal ou empresarial, conforme dito no item 01., pesquise sobre a veracidade de tal informação em fontes confiáveis.

Em caso de dúvidas, entre em contato nos canais oficiais da instituição – você pode encontrá-los pesquisando sobre a mesma no Google.

03. Não faça nenhum tipo de pagamento ou depósito antecipado

Um dos golpes mais comuns é a prática de solicitar um pagamento ou depósito antecipado para a concessão/liberação ou análise de crédito que, além de ilegal não é, na maioria das fintechs reconhecidas no mercado, solicitado.

Em caso de dúvidas, entre em contato nos canais oficiais da instituição – você pode encontrá-los pesquisando sobre a mesma no Google.

Uma dica! 💡

Um indício muito claro de que a oferta de crédito é uma fraude, além da solicitação de um pagamento ou depósito antecipado, é caso a conta corrente seja de pessoa física.

Entende-se que não representa uma empresa legalmente reconhecida/constituída ou que não representa a instituição que alega representar.

04. Confira os termos e as taxas do contrato

Ao solicitar um empréstimo poucas pessoas lêem com atenção o contrato e não notam taxas e encargos embutidos no cálculo da proposta de crédito. Por isso, é preciso ficar atento a três, principais, informações: taxas, prazos e juros.

Quer saber como funcionam as taxas, prazos e juros em um contrato de empréstimo? Leia nosso artigo: Entenda como funcionam as taxas na hora de pedir um empréstimo.


Hoje, existem diversas instituições inovadoras, sem taxas e burocracias, com operações 100% on-line para a solicitação do empréstimo, elas são chamadas de fintechs, como é o caso da Biva.

Entenda como funciona o processo de empréstimo para empresas na Biva clicando aqui.

A Biva só concede empréstimos para empresas com, no mínimo, 12 meses de CNPJ vigente, além de não solicitar nenhum tipo de pagamento ou depósito antecipado para análise ou concessão de crédito 😉 Fique atento à possíveis golpes!

Em caso de dúvidas, os canais oficiais da Biva são:
Biva Site
Biva Blog
Central de Ajuda
Fale Conosco: meajuda@biva.com.br
Suporte (11) 3056-1050
Ouvidoria (11) 3056-1055
WhatsApp (11) 9 9932-BIVA

Não deixe de, também, nos seguir nas mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram) e assinar nossa Newsletter 😉💙

Gostou do artigo? Compartilhe nas mídias sociais e ajude a evitar qualquer desconforto.

Write A Comment

Pin It