No mundo dos negócios, cada vez mais, o relacionamento com os clientes é fundamental. Fornecer uma boa experiência ao cliente, desde o momento que ele interage com a empresa a primeira vez até após a compra, é essencial para que os clientes permaneçam fiéis.

Com a infinidade de marcas no mercado, é cada vez mais difícil manter um cliente apenas por conta do produto/preço e, nesse aspecto, manter a proximidade por meio do atendimento ao cliente é essencial para estreitar os laços com os clientes.

No cenário atual, estreitar laços significa aumentar a lucratividade de uma empresa e diminuir custos com a atração dos mesmos.

Segundo a Marketing Metrics, chega a ser 14x mais caro atrair um novo cliente do que manter um cliente na base.

Por conta disso, ter uma central de atendimento ao lado das estratégias de retenção é uma grande oportunidade para diminuir os custos de atração e aumentar a rentabilidade daqueles que já são clientes.

Mas como se relacionar com os clientes?

Todo tipo de relacionamento, seja ele com o cliente ou não, envolve comunicação, convivência, respeito mútuo e atitudes recíprocas. Ele só ocorre quando as duas partes realizam essas práticas de forma consensual. Quando uma não cumpre com seu dever, a relação não ocorre de fato.

Para que um bom relacionamento ocorra é preciso que as partes desenvolvam respeito, confiança, empatia e harmonia. Quanto mais forte forem esses sentimentos, maior é a relação interpessoal. Independente se for profissional, emocional ou de amizade.

Saber o que é relacionamento com o cliente passa por todos esses aspectos. O tratamento é diferente, mas as atitudes são muito próximas da que você precisa ter com amigos e com o seu companheiro ou companheira para ter uma convivência bacana e sem grandes problemas.

4 dicas para melhorar o relacionamento com os seus clientes

Ter a visão do cliente

É preciso enxergar através da visão do cliente. Isso é algo extraordinário e também necessário. Um bom relacionamento com clientes coloca sua empresa para pensar igual a ele. Para saber disso, é preciso estratégia. Observar interações, ver quais conteúdos ele prefere, saber o estilo de vida, organizar dados pessoais e profissionais.

Ter uma plataforma, software ou ferramenta que cuide disso para você é essencial. Assim vai ter certeza de qual é o seu público e como tratar cada uma das personas que pertencem a ele.

Ser eficiente

Esse tópico parece ser óbvio. Mas nem é tanto assim. Ser eficiente não é apenas fazer as coisas da forma que elas devem ser feitas. É agir de forma programada, pensada e organizada. Para um relacionamento de sucesso, você tem que garantir ao cliente um relacionamento bem feito, moderno, inovador e diferenciado.

Tudo isso aliado ao conhecimento dos profissionais sobre tudo que ronda a empresa. E que, no meio disso tudo, as coisas sejam feitas com objetividade, rapidez e destreza.

Ultrapasse as expectativas

Para ser o melhor e se destacar no mercado, o seu relacionamento com clientes deve superar a todas as expectativas. Não adianta fazer o que ele quer apenas. Isso não fideliza ninguém.

É preciso ir além.

Garanta o produto de qualidade, com variadas formas de pagamento, ofereça um conteúdo campeão, entregue rapidamente o serviço, seja educado. Mas faça mais do que isso. Quanto mais e bem feito, melhor.

Forneça uma experiência pessoal

É preciso treinar seus colaboradores para sempre ir além, garantindo uma prestação de serviços experiente, amigável e útil aos seus clientes. Isso cria uma experiência inesquecível para seus clientes.

Trabalhar no desenvolvimento de uma cultura centralizada no engajamento, fornecimento de feedbacks e incentivos regulares para seus clientes, os incentiva a continuar comprando com você.

Relacionar-se com clientes também é economia

À medida que a comunicação digital se torna mais popular, melhorar as relações com os clientes é ainda mais crucial. Engana-se quem pensa que relacionamento com clientes é apenas uma questão humana e psicológica.

Ao oferecer um bom relacionamento, você economiza dinheiro, aumenta o fluxo no caixa, melhora os lucros, alimenta investimentos e desenvolve economicamente o seu negócio. Pensar diferente disso é agir de forma equivocada.

Criando uma estratégia eficaz de relacionamento pode te levar a fechar novos negócios, ter mais oportunidades de vendas, criar novas formas de pagamento e acabar com o problema de dinheiro no seu negócio.

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