Você já parou para pensar o quanto uma assessoria contábil pode contribuir com o crescimento de sua empresa?

No post de hoje você descobrirá como funciona esse tipo de serviço e compreenderá melhor o seu papel na melhoria dos resultados empresariais, bem como as vantagens que seu negócio pode experimentar ao terceirizá-lo.

Alcançar o sucesso empresarial não é uma missão simples, mas pode ser mais fácil quando se tem o auxílio de profissionais capacitados e prontos a dar o seu melhor em prol do crescimento do negócio.

Em busca de uma empresa saudável e rentável? Veja como uma assessoria contábil pode ajudá-lo!

Empreender é a arte de aceitar desafios e ir em busca do sonho de ter um negócio próspero e rentável. Mas isso exige múltiplas habilidades, inclusive a de saber lidar com diversos temas e tomar decisões estratégias.

A contabilidade, por exemplo, vista como um grande problema por muitos empreendedores, pode se transformar em algo mais simples quando se tem o auxílio de uma assessoria contábil.

Tamanha é a relevância do assunto que preparamos este post para que você compreenda melhor a importância de contratar bons profissionais de contabilidade e o quanto isso pode impactar nos resultados da sua empresa.

Portanto, se você quer fazer a sua empresa crescer de maneira saudável, continue com a leitura e confira as vantagens de contar com uma assessoria contábil:

O que é uma assessoria contábil?

Conforme mencionado, a gestão contábil de uma empresa é uma das grandes responsabilidades de empreendedores e gestores. Mas essa não é uma missão tão simples. Na verdade, a contabilidade é repleta de dados, informações e processos burocráticos.

Para muitos empreendedores, a gestão contábil é um grande desafio exatamente por ser apontada como “chata” e “muito operacional”. No entanto, o que não se discute é que essa é uma das atividades mais estratégicas dentro de uma empresa e que dá embasamento a quase todas as decisões tomadas no cotidiano corporativo.

É nesse contexto que a assessoria contábil ganha destaque especial no desenvolvimento empresarial. Em resumo, esse é um trabalho desempenhado por profissionais qualificados e experientes da área de contabilidade que, diariamente, analisam e interpretam diversos dados do negócio.

Sempre com informações atualizadas em mãos, esses profissionais auxiliam a empresa a manter não apenas a regularidade contábil, como tributária, trabalhista e previdenciária. Ou seja: eles contribuem significativamente para o crescimento saudável do empreendimento.

Como esse serviço pode ajudar o seu negócio?

Já falamos sobre o conceito, no entanto é interessante visualizar na prática a atuação de uma assessoria contábil.

Assim, dentre as várias contribuições que ela pode trazer ao cotidiano empresarial merece destaque o auxílio na tomada de decisão quanto ao regime tributário a ser adotado.

Como você sabe, a decisão quanto ao enquadramento no Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido é muito estratégica e pode gerar redução de custos para o negócio, pois o imposto impacta diretamente em sua margem de lucro.

Ademais, a assessoria contábil auxilia o gestor a tomar decisões mais acertadas, como no momento de contratar um novo funcionário, indicando o custo real e final de um colaborador, que está muito além do salário pago.

Quais as vantagens de terceirizar a assessoria contábil?

Ficou demonstrado que a assessoria contábil é um serviço essencial para a sobrevivência de um negócio. No entanto, você ainda pode estar em dúvida sobre a maneira de implantá-la: pela contratação de seus próprios contadores ou pela terceirização desse serviço.

Conforme você verá a seguir, contratar uma empresa terceirizada é uma escolha que pode trazer vantagens expressivas ao seu negócio e, por isso, merece avaliação mais atenta. Portanto, conheça esses benefícios:

1. Gera economia

Sempre que se fala em terceirização não há como deixar de ressaltar a economia que tal decisão traz às empresas.

A possibilidade de contar com profissionais altamente capacitados é uma grande vantagem competitiva. Esses contadores são experientes e treinados para identificar todas as situações que possam prejudicar financeiramente o negócio e, é claro, as oportunidades de crescimento.

Além disso, você reduz consideravelmente os custos com mão de obra, uma vez que não precisará arcar com salários e todos os encargos que uma equipe de contadores própria demanda.

2. Fornece assessoria personalizada e qualificada

Como empreendedor você sabe o quanto é difícil encontrar talentos para a sua equipe. Agora imagine ter de fazer uma seleção em busca de contadores: além de perder um precioso tempo, nem sempre você encontrará os melhores profissionais.

Como a contabilidade é um assunto sério para o funcionamento da empresa, é imprescindível que ela seja confiada a bons contadores e, por isso, a terceirização é uma boa opção.

A empresa de assessoria já fez e faz constantemente o recrutamento de funcionários. Ela cuida para manter uma equipe de alto padrão e entregar aos seus clientes um serviço personalizado, de qualidade e com segurança.

3. Ajuda a identificar fraudes

Fraudes são sempre um grave problema à estabilidade financeira de um negócio. Ademais, identificar esse tipo de problema não é uma tarefa fácil e demanda a atuação de bons contadores.

Por isso, um dos benefícios de se ter uma assessoria é poder atuar com mais segurança e tranquilidade, sabendo que a sua empresa estará protegida das fraudes. Ainda assim, caso ocorram, você terá o auxílio para tomar a decisão correta e contornar esse problema sem grandes impactos.

4. Fornece informações atualizadas à empresa

Um empreendedor precisa manter-se atento não apenas ao que acontece em sua empresa como no cenário ao seu redor. Aliás, para aproveitar oportunidades de crescimento, é imprescindível ter à sua disposição dados atualizados do negócio.

Assim, suponha que você esteja estudando ampliar a sua rede e abrir novas filiais. Para que essa estratégia seja executada com segurança é crucial que compreenda a situação financeira da empresa e a movimentação do mercado.

Em outras palavras, uma equipe de contadores terceirizada tem sempre dados atuais e úteis que o ajudarão a dar o passo certo, no momento certo. Assim, eles são os responsáveis por dizer a hora de investir e contratar um financiamento, por meio de uma análise imparcial e focada em melhores resultados para a empresa.

Após todas as informações apresentadas no post de hoje, não restam dúvidas de que a contratação de uma assessoria contábil é um investimento inteligente para o seu empreendimento.

Alcançar o sucesso empresarial não é uma missão simples, mas pode ser mais fácil quando se tem o auxílio de profissionais capacitados e prontos a dar o seu melhor em prol do crescimento do negócio.

E então, o que achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de sugerir alguma pauta para o nosso blog? Deixe o seu comentário logo abaixo! A sua participação é importante!