Atualmente, um dos maiores desafios dos administradores é explorar a imensa quantidade de dados produzida pelos mais diversos meios digitais.

Em meio à disponibilidade de dados cada vez maior, como evitar o equívoco na gestão das empresas? Nesse sentido, o Business Intelligence pode ser a saída.
Atuando sobre quatro pilares básicos — estratégia, pessoas, processos e tecnologia — a Trinity Relationship Strategy vai muito além do software.

De fato, com informações corretas e constantemente atualizadas, é possível potencializar o processo de tomada de decisões. Para tanto, é fundamental saber coletar e consolidar todos esses registros, de forma a simplificar a interpretação de diferentes cenários e a identificação de riscos e vulnerabilidades.

Nesse sentido, o Business Intelligence ganha cada vez mais importância e já está presente em vários segmentos como comércio, indústria e serviços. Em linhas gerais, o BI pode ser entendido como um conjunto de soluções que permite reunir e avaliar dados de diversas fontes, garantindo um gerenciamento mais ágil e eficiente.

Contar com uma estrutura de Business Intelligence pode ser um diferencial na busca pela competitividade. Por meio dessa tecnologia, é mais fácil compreender tudo o que acontece com o negócio e com o mercado. Desse modo, gestores e empresários conseguem ter uma visão mais clara sobre oportunidades e ameaças em curto, médio e longo prazos.

Com o BI, todas essas informações são organizadas e estruturadas, sendo visualizadas em tabelas dinâmicas, análises de performance ou painéis interativos, como os dashboards.

O Business Intelligence evidencia o desempenho das operações e fornece avaliações bastante precisas sobre concorrentes e compradores. Essas referências são úteis na construção do planejamento estratégico, que deve contemplar definições sobre campanhas de marketing, promoções, precificação, prospecção e relacionamento com o cliente, e até mesmo programas de fidelidade.

O BI pode promover a interação das equipes, interligando setores e contribuindo para o aumento da produtividade. Confira agora algumas razões para investir em Business Intelligence!

Confiabilidade dos dados

confiabilidade é uma das maiores vantagens geradas pelo BI. Afinal, é preciso assegurar a qualidade dos dados que suportam a tomada de decisões. Com o Business Intelligence, é possível integrar uma série de sistemas transicionais, evitando inconsistências na medição de indicadores.

Dessa maneira, a empresa passa a usufruir de uma inteligência de negócios, capaz de contextualizar esses KPIs (Key Performance Indicators), garantindo uma análise mais sólida e completa da situação.

Ao agregar recursos e informações geradas por ERPs, CRMs e outros canais, o Business Intelligence gera conhecimento organizacional e dá mais estabilidade para a administração.

Graças aos dados confiáveis, ao compartilhamento simplificado e à tecnologia em nuvem, a informação pode ser propagada em todas as direções. Assim, os profissionais permanecem conectados, o que garante uma comunicação imediata e mais colaboração.

É preciso mencionar ainda que o Business Intelligence está diretamente associado às práticas de governança corporativa, assegurando resultados consistentes e otimizados. Com um sistema automatizado de captura e verificação de dados, é possível evitar manipulações, fraudes e falhas — que podem provocar danos operacionais e financeiros, além de afetar a credibilidade da gestão.

Gerenciamento de riscos e previsibilidade

A utilização do BI também permite um gerenciamento de riscos mais efetivo, pois assegura a identificação e o dimensionamento de todos perigos que cercam a empresa. Dessa forma, gargalos, desperdícios, ineficiências e gastos ocultos podem ser localizados e eliminados rapidamente.

Ao mesmo tempo, o Business Intelligence cria condições para um melhor aproveitamento de oportunidades — derivadas do surgimento de novos nichos e demandas, da possibilidade de parcerias, da observância de sazonalidades ou da migração dos clientes. Com a análise detalhada dessas informações, é possível definir políticas e práticas mais seguras, evitando perdas ou prejuízos.

Além disso, uma das principais características do BI é a previsibilidade. De fato, o Business Intelligence é capaz de identificar comportamentos, padrões e tendências, o que propicia o estudo de diferentes hipóteses, permitindo o provisionamento de verbas ou a negociação antecipada de crédito.

Conhecendo a orientação dos indicadores econômicos, o posicionamento da concorrência e as expectativas dos consumidores, a empresa consegue corrigir desvios e ajustar o planejamento interno — que muitas vezes envolve aportes em infraestrutura, a priorização de determinados projetos, a diversificação do portfólio, a contratação de novos colaboradores, as terceirizações e a expansão das operações.

Agilidade e exatidão para a tomada de decisões

Um dos maiores benefícios do BI para a gestão empresarial é a agilidade em todas as rotinas que dependem de informação, incluindo a tomada de decisão. Desse modo, também contribui para o aumento da competitividade e da transparência.

Considerando a facilidade de acesso à internet, a multiplicação dos aplicativos e dos dispositivos móveis, é fundamental apostar em ações ágeis, com foco na ampliação do market share e no fortalecimento da marca.

Entre as muitas funcionalidades oferecidas por uma plataforma de inteligência de negócios está o tratamento de dados variados, internos e externos, e também a filtragem e a hierarquização dessas informações. Assim, os gestores podem dedicar-se apenas àquilo que é verdadeiramente relevante para a empresa.

Com estatísticas, gráficos e relatórios customizados, é mais fácil entender os números que traduzem todos os processos críticos — como produção, desenvolvimento, vendas e pós-vendas. Consequentemente, a subjetividade e as tentativas são abandonadas, dando lugar a decisões baseadas em fatos reais.

Além da exatidão das análises, vale lembrar que o timing também é muito importante e que o BI garante a velocidade necessária para a tomada dessas decisões, pois faz um monitoramento permanente do fluxo de informações e das movimentações.

Aumento da competitividade

Com todos esses avanços, a empresa se torna mais competitiva, uma vez que o Business Intelligence permite enfrentar os solavancos do mercado com uma gestão enxuta e inovadora.

Além disso, com a expansão do Big Data e da Internet das Coisas (IoT), o volume de informações produzidas nos ambientes online cresce vertiginosamente. São índices de consumo e de demanda que, quando processados adequadamente, servem para suportar importantes decisões — como as que envolvem capital de giro e empréstimos.

Com o Business Intelligence, objetivos arrojados podem ser estabelecidos e desdobrados em metas realistas e mensuráveis. Paralelamente, indicadores de performance também devem ser definidos com a intenção de acompanhar a evolução e a eficiência de todas as ações em andamento.

O BI ainda auxilia na redução de custos, já que pequenos erros e decisões equivocadas podem ter um efeito muito negativo nas contas gerais.

Dessa forma, fica clara a importância do Business Intelligence para a implementação de uma gestão mais moderna e criativa, fundamental para o crescimento dos negócios.

Como funciona o processo de tomada de decisões na sua empresa? Compartilhe conosco seus comentários e experiências!

A Trinity Relationship Strategy é uma empresa de consultoria focada em inteligência de negócios e gestão do relacionamento com clientes. Com mais de 15 anos de experiência em projetos de CRM e BI, oferece soluções integradas para as empresas que buscam melhores resultados na gestão de vendas, marketing e serviços, além de maior rapidez e assertividade na tomada de decisões.

Atuando sobre quatro pilares básicos — estratégia, pessoas, processos e tecnologia —, nossa preocupação vai além do software, buscando trazer para os nossos clientes resultados operacionais e financeiros em todos os projetos desenvolvidos.

Com sede em São Paulo, a Trinity atua em todo o território nacional implementando, com sucesso,  projetos de CRM e BI em empresas dos mais diversos segmentos.

Escreva um comentário

Pin It