Saiba, passo a passo, como solicitar um empréstimo na Biva

É muito fácil pedir empréstimo na Biva!

A Biva é pioneira do modelo peer-to-peer lending no Brasil e já são mais de 40 milhões em empréstimos concedidos, 1.200 empreendedores financiados desde sua fundação em 2015 e contamos com mais de 11 mil investidores ativos na plataforma.

Antes de explicar, passo a passo, como você faz para solicitar um empréstimo na plataforma, vamos simplificar o conceito de peer-to-peer lending. O modelo consiste em permitir que se empreste dinheiro para outra empresa ou pessoa, portanto, o modelo é coletivo. Dessa forma, várias pessoas podem oferecer quantias que, juntas, formam o valor do crédito solicitado.

Nós, da Biva, concedemos empréstimos para micro, pequena e média empresa com taxas a partir de 2,0% ao mês com um processo de aprovação rápido e sem burocracia.  Tudo feito online e totalmente seguro!

Continue lendo para saber como funciona e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona o processo de empréstimo na Biva?

#1 Proposta de crédito e cadastramento na plataforma

Na página de empréstimos para empresas, você pode fazer uma simulação sem compromisso, não precisa fazer login nem cadastro. Basta preencher os campos necessários (valor do empréstimo, número de parcelas e faturamento nos últimos 12 meses) e ao clicar em “simular empréstimo” você conseguirá, aproximadamente, o valor das parcelas, a taxa de juros e o CET.

Lembrando que os valores estão sujeitos à análise de crédito.

Para obter os valores exatos do seu pedido de crédito, crie uma proposta.

Há algumas informações necessárias que você precisará preencher para que possamos pré-aprovar o seu crédito.
A pré-aprovação é online e leva menos de 1 minuto!

A criação de proposta e cadastro é composto por três campos, encontrados na mesma página:

  • Sua proposta de crédito
    Os dados são necessários para podermos calcular o melhor valor para as suas parcelas.
  • Seus dados pessoais
    Precisamos também de alguns dos seus dados para nossa análise ser completa.
  • Crie sua conta
    Com o seu e-mail e senha cadastrados, você poderá acessar a Biva de onde estiver.
    Lembre-se: Nunca compartilhe sua senha com ninguém, nem com funcionários da Biva.


Para continuar, você precisa estar de acordo com os Termos de Uso e com a Política de Privacidade. Certifique-se de ler com atenção.

Ao enviar o formulário, nosso robô de crédito online irá analisar as suas informações e, conforme dito anteriormente, você terá uma resposta em menos de 1 minuto.

#2 Rejeita ou pré-aprovação da sua proposta de crédito

Após a análise do robô de crédito, você terá sua resposta, podendo ela ser pré-aprovada ou rejeitada.

Caso você seja pré-aprovado,

É importante que você saiba que a sua pré-aprovação foi baseada somente nas informações fornecidas e que está sujeita à análise de crédito completa.
A partir daí, você será convidado a prosseguir com a proposta e terminar o seu cadastro com os dados necessários para podermos calcular a taxa final do seu empréstimo.

Além disso, a sua pré-aprovação tem validade de 30 dias e seu cadastro deve ser completado dentro deste período.

Caso você seja rejeitado,

Dependendo do motivo da rejeita, você ficará bloqueado para criar novas propostas por tempo determinado.
Se após alguns meses a sua empresa amadureceu, há a possibilidade de renovar sua proposta de crédito na plataforma, basta fazer o login e clicar em solicitar empréstimo.

#3 Completar o cadastro

Conforme dito acima, os dados pedidos neste momento são necessários para verificação do time de crédito e para a formulação do seu contrato.

O cadastro é simples e pode ser preenchido totalmente online, de qualquer computador ou smartphone, inclusive, os anexos pedidos podem ser enviados através do nosso site.

#4 Análise de crédito

Temos uma equipe especializada que, após o preenchimento completo do cadastro, entrará em contato para fazer uma breve entrevista e entender o estágio de maturidade da sua empresa, o motivo do seu pedido de crédito, entre outras informações.

#5 Aprovação ou rejeição definitiva do crédito

Enviaremos um e-mail com uma resposta definitiva e, em caso de aprovação, o e-mail irá conter informações exatas sobre a sua taxa e demais informações necessárias e importantes para a sua avaliação.

Caso você estiver de acordo com o crédito, começaremos o processo de formalização do crédito.

#6 Formalização do crédito

Após a aprovação do seu crédito, precisaremos elaborar o contrato que será assinado eletronicamente por todos os sócios (caso tenha mais de um) da empresa.

Assim que assinado, o processo de captação dos recursos com nossa rede de investidores e liberação do crédito poderá levar, no máximo, 15 dias úteis.

#7 Captação dos investimentos

Temos duas alternativas para a captação dos recursos: Portfólios ou Single Name.

O Single Name é composto por apenas uma empresa que precisa de um valor consideravelmente alto. Já os portfólios são compostos de 7 a 10 empresas que são agrupadas de acordo com o tamanho: micro, pequeno e médio porte.

Em ambos os casos, todo o valor é emprestado por investidores cadastrados em nossa plataforma. São pessoas investindo no sonho de outras pessoas, sem a necessidade da intermediação dos bancos!

#8 Valores 100% levantados

Após seu empréstimo ser 100% financiado, ou seja, assim que os investidores fizerem suas transferências para nossa instituição financeira parceira, iremos gerar os títulos do empréstimo.

Após a geração dos títulos, os empreendedores irão receber o valor do empréstimo acordado com a Biva, na conta cadastrada na plataforma, em até 10 dias úteis.

#9 Pagamento das parcelas

Os pagamentos das parcelas são feitos todos os meses, de acordo com o número de parcelas escolhidas, via boleto bancário e deve ser pago até o dia do vencimento.

O pagamento do boleto bancário pode ser feito pelo seu internet banking, lotéricas, caixas eletrônicos e em qualquer agência bancária.

São nesses pagamentos que mora a rentabilidade dos investidores que acreditaram nessas empresas.

Nós, da Biva, trabalhamos todos os dias para que você,  empreendedor, possa ter uma experiência mais saudável e justa ao solicitar um crédito através da economia compartilhada.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como funciona, entre em contato com a gente via e-mail meajuda@biva.com.br ou pelo suporte (11) 3056-1050.