Qual a importância e porque investir em um blog para o seu negócio?

Por que ter um blog?
Por que ter um blog?

Uma grande dúvida entre os empreendedores é sobre a importância de criar um blog para o seu negócio e porquê mantê-lo sempre atualizado. Hoje em dia é necessário ter um canal para se comunicar e compartilhar conteúdo com o seu público e futuros clientes/usuários.

Antes de mais nada, ter ou não ter um blog?

Se a sua pergunta principal for: “Devo ter um blog do meu negócio?”, nossa resposta é sim!

É essencial que você tenha presença na internet, seja transparente, direta e empática com seus clientes. Você, empreendedor, precisa saber: um blog sobre seu negócio, com conteúdos relevantes e interessantes para sua base de clientes é essencial para o crescimento de seu negócio.

Abaixo listamos os principais motivos para você dedicar algumas horas por semana para esta importante estratégia.

10 motivos para você ter um blog:

#1 Sua empresa é mais que uma loja, um site ou um prestador de serviços

Com o blog seus clientes/usuários e potenciais interessados têm mais uma fonte para poder encontrar e conhecer mais sobre seus produtos e serviços. Assim, um blog bem estruturado com publicações relevantes, permite que você tenha um relacionamento mais próximo e, mesmo que os usuários não sejam seus clientes, no futuro, quando precisarem, lembrarão do seu conteúdo e serviço.

#2 Um blog ajuda sua empresa a ter mais visibilidade

99,9% das pessoas buscam sobre um assunto no Google e os resultados são organizados por ordem de relevância e profundidade. Quando você escreve sobre determinado assunto com propriedade e dedicação, pessoas se interessam pelo o que está escrito e o Google identifica isso conforme algumas variáveis como, por exemplo, o tempo de permanência na página, palavras-chave, tamanho do conteúdo, etc.

A partir disso, ele rankeia e posiciona melhor seu conteúdo. Com isso, mais pessoas passam a ler sobre o que você escreveu e você poderá, eventualmente, tornar-se referência no segmento.

#3 Relacionamento fiel com seus clientes

Um blog permite com que você compartilhe com seus clientes assuntos que interessam a todos, principalmente quando você linka sua fanpage, seu site, suas redes sociais, isso gera um engajamento maior entre você e seu usuário. Dessa forma, seus clientes e usuários casuais – que podem virar cliente no futuro – conhecem melhor sua marca, produtos e serviços.

Quando você consegue atingir essas pessoas em potencial, com conteúdo relevante e novidades, eles, logo, tornam-se fiéis à marca – adquirindo produtos/serviços –  e depois de certo tempo tornam-se defensores da mesma.

#4 Alcance possíveis clientes

A internet é um território variado. Os leitores do blog, na maioria das vezes, não são os mesmos do seu site ou clientes da sua empresa e isso é muito especial! Com o blog, você ganha mais um caminho para encontrar e ampliar o seu alcance para falar com quem ainda não conhece sua marca. Antes de ser cliente, as pessoas buscam suprir alguma necessidade e se você for esta empresa – que resolve ou ameniza esta necessidade – o consumidor irá ficar próximo da marca, conhecer mais sobre seu produto/serviço e quando precisar lembrará do seu negócio!

#5 Você fomenta seu próprio segmento

Além de ganhar novos clientes, melhorar o posicionamento da sua marca e ter a possibilidade de conversar diretamente com seu cliente e possíveis clientes, o blog também permite que você ensine um pouco do que você sabe sobre seu negócio, produto, indústria ou área de conhecimento. Além disso ser muito bom, isso faz com que mais pessoas passem a falar e divulgar esse assunto específico, tornando você e sua empresa referência em determinado segmento. É um ciclo virtuoso e que poderá potencializar o crescimento de sua empresa e a divulgação de sua marca, produtos e serviços.

#6 O lugar perfeito para falar sobre o que você quiser

Algumas vezes é difícil aumentar o conteúdo do seu site, pois você precisa se ater ao propósito dele (que na maioria das vezes é vender). Por isso, o blog existe para você criar o conteúdo que define melhor seu negócio, mas você também precisa ter bem definido qual é o propósito do seu blog. Com estas questões bem definidas você irá aumentar ainda mais a sua presença na internet e quem sabe as suas vendas. Algumas vezes, nem todos os problemas que você conhece são endereçados ou resolvidos pelos produtos que sua marca vende. A ideia de ouvir mais sobre um determinado problema é o começo para que você possa focar nos anseios e desejos de seus clientes e trabalhar para oferecer isso para eles.

#7 Mais tráfego para seu site

A cada publicação no blog você aumenta potencialmente o tráfego no seu site, ou seja, mais pessoas e possíveis clientes conhecem seu produto ou serviço, isso não acontece somente no dia da divulgação, mas nos dias e meses seguintes.
O blog é uma ferramenta que encontra novos usuários e ajuda a convertê-los para o seu site através do que chamamos de call to action (CTA) que é um link ou menção para incentivar a ida ao site e fazer a conversão, geralmente esta ação acontece no fundo do funil (etapa de conversão).

#8 Seja você mesmo e conheça seus clientes

De verdade! O blog é um ótimo meio para você desenvolver relações interpessoais com seus clientes. A sua empresa normalmente está sempre se preocupando em ser formal ou em representar e propagar seus produtos e serviços. O blog é um espaço para que você, independentemente de quem seja, possa manifestar suas opiniões e pensamentos, com moderação, e ainda divulgar sua empresa na web.

#9 É muito fácil de cuidar

A maioria dos blogs utiliza uma plataforma dinâmica, amigável e bem fácil de gerenciar. O que isso significa? Um blog não demanda grande complexidade para ser gerido, não precisa de um programador ou de muito esforço para ficar de pé. O que você precisa é de conhecimento sobre a área de atuação de sua empresa, seu público-alvo, noção do mercado, boas ideias e dedicação, pois o que dará mais resultado em sua estratégia de marketing é a qualidade do conteúdo produzido e o esforço e paixão que as pessoas percebem quando vêem seus posts.

#10 É acessível, baixo custo!

Onde mais você ganha exposição e divulgação de sua empresa e produtos/serviços sem gastar, praticamente, nada? Pois é! A resposta é blog.

Um blog bem gerenciado irá render boas oportunidades para sua marca, e sua empresa sairá ganhando, pois o custo é bem baixo ou não existe, em algumas exceções. O blog exige tempo  é uma ótima oportunidade para que você possa dialogar mais abertamente com seus clientes. Por isso, conte um pouco mais sobre qual é o seu serviço/negócio, o que você faz e no que você acredita.

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