Para driblar as maiores dificuldades que as pequenas empresas encontram na hora de conseguir crédito, veja 7 dicas sobre o empréstimo online que podem ajudá-lo.

Empréstimo online

As pequenas empresas são as que mais sofrem para conseguir um empréstimo. Diante disso, fica mais difícil vencer a concorrência implacável. Logo, para garantir a continuidade no mercado é necessário buscar formas de obter crédito que não incluam juros altos, a extensa papelada ou as longas filas. Pensando exatamente nessa necessidade é que surgiu a possibilidade de empréstimo online  para pequenas empresas.

Fácil e conveniente, esta é uma ótima opção para quem busca novas formas de crescer, sem precisar encarar tanta burocracia. Para ter sucesso com esse tipo de empréstimo, veja a seguir 6 dicas sobre o assunto!

1. Saiba onde buscar o empréstimo

Para o desenvolvimento do seu negócio o primeiro passo consiste em encontrar a fonte ideal para buscar esse empréstimo. Feito de maneira online, você está a alguns cliques de conhecer sites e plataformas diversas que permitem conseguir o dinheiro desejado.

O ideal é buscar uma solução robusta, que seja voltada para o micro e pequeno empresário. Isso aumenta as chances de encontrar oportunidades de crédito que façam seu negócio crescer. Tenha calma nessa hora e faça uma pesquisa minuciosa em busca da melhor solução para você.

2. Confira se a plataforma é de confiança

Uma vez que você tenha encontrado o local onde fará o empréstimo online, é fundamental identificar se esta é uma opção de confiança. Esse cuidado evita que você caia em fraudes e golpes que podem prejudicar o seu negócio.

Pesquise, por exemplo, opiniões de outros clientes. As redes sociais são bons locais para identificar se há pessoas insatisfeitas e para checar as referências.

Além disso, veja quanto tempo de experiência a empresa possui no mercado — quanto maior, melhor. Também vale a pena entrar em contato com a empresa e tirar as suas dúvidas. Se você é MEI ou dono de uma micro ou pequena empresa, a Biva é uma solução segura e com processo inteiramente on-line.

3. Descubra quando é possível fazer

Apesar de toda a conveniência envolvida, o empréstimo on-line para pequenas empresas não está disponível em todas as situações. É preciso, em primeiro lugar, que a empresa tenha uma saúde financeira relativamente positiva.

Isso é necessário para que haja mais segurança quanto ao pagamento do empréstimo. Também é importante que o comportamento financeiro seja adequado. Assim, dá para conseguir as melhores condições para ao fazer esta solicitação.

Outro ponto a ser considerado é a finalidade do dinheiro. Quem precisa de dinheiro para capital de giro tem uma situação diferente de quem deseja financiar as dívidas. Sendo assim, é importante levar em conta quais são as possibilidades de uso do dinheiro. Tudo isso para saber se o empréstimo pode ou não ser concedido para a sua empresa.

4. Entenda qual é a burocracia

Para conseguir o empréstimo, também é fundamental entender qual é a burocracia envolvida. Em primeiro lugar, é preciso oferecer os documentos de identificação da empresa para garantir que não se trata de qualquer tipo de fraude.

Além disso, é necessário submeter os documentos e informações para a análise de crédito, como demonstrativos financeiros e de desempenho do negócio. Em alguns casos, é necessário oferecer garantias para que o crédito seja aprovado. Na Biva, por exemplo, não é necessário prestar qualquer garantia para que a liberação do crédito aconteça.

A partir dessa análise de dados, o crédito é avaliado e, após alguns dias, poderá ser negado ou aprovado. Caso seja negado, muitas vezes ainda é possível negociar condições específicas para consegui-lo.

5. Conheça as taxas envolvidas

A principal taxa envolvida em um empréstimo on-line é a de juros. Além de servir como remuneração para a empresa, ela também é uma forma de cobrir os riscos envolvidos. Quanto maior é o risco que a sua empresa apresenta, mais elevada é essa tarifa.

É por isso que empresas com saúde financeira melhor tendem a conseguir condições mais facilitadas e mais baratas. Além dessas, outras taxas podem ser envolvidas, como a taxa de cadastro. Muitas vezes, também as tributações ocultas cobradas, que encarecem o empréstimo.

Para favorecer o seu negócio, o ideal é ficar atento a isso e identificar quaisquer encargos que ocorram no empréstimo em questão. Evitá-los vai baratear o crédito, além de descomplicar a realização do pagamento em dia por parte da empresa. Por essa razão, o melhor é encontrar um site que não cobre qualquer outra taxa que não seja a de juros.

6. Aprenda a fazer um empréstimo online de maneira eficaz

O empréstimo online, por si só, já é uma opção bastante ágil para conseguir dinheiro para o negócio. Porém, é possível ter resultados ainda mais eficazes com o uso de algumas dicas úteis.

Para tornar tudo mais simples, busque fazer uma simulação no próprio site. Isso permite definir melhor qual é o valor a ser solicitado e o tempo ideal de pagamento. Com isso, a sua proposta se tornará mais atrativa e terá mais chances de ser aceita.

Outro ponto a se considerar é que toda a documentação deve ser preparada e separada previamente. Quanto mais informações a empresa tiver, menor será o tempo para a pontuação e concessão do crédito.

Em seguida, é necessário avaliar a situação do negócio e definir a utilização do dinheiro. Um planejamento estruturado sobre o uso dos recursos transmite mais segurança para quem empresta o dinheiro. De quebra, ainda aumenta as chances de sucesso em conseguir o crédito.

Também é importante fazer a proposta da maneira adequada, com todos os dados conferidos e corretos. Dependendo do caso, em menos de 30 dias, você terá o dinheiro disponível na sua conta para favorecer o seu negócio da maneira adequada.

7. Considere fazer um empréstimo coletivo

Há uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro, que é o denominado empréstimo coletivo (p2p lending). Mas o que é isso exatamente? A expressão peer-to-peer lending significa “empréstimo de ponta a ponta”, e traz um modelo de negócio em que pessoas emprestam recursos para outras pessoas.

Essa modalidade de empréstimo é fantástica e inovadora porque inibe a grande burocratização existente em outros modelos e traz a praticidade e a conveniência do ambiente virtual para o mercado financeiro. Dessa maneira, o peer-to-peer lending se mostra uma solução inovadora e confiável de empréstimo pessoal.

O empréstimo online para pequenas empresas é uma forma conveniente, rápida e muitas vezes mais barata de conseguir crédito. Porém, para aproveitar seus benefícios não deixe de verificar a confiabilidade do site e se prepare para fazê-lo de maneira mais eficiente.

Gostou das nossas dicas sobre empréstimo on-line? Então, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e deixar outros empreendedores informados sobre o assunto?