Saber o momento certo de expandir sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio

Não adianta tomar decisões precipitadas sem antes identificar o que os clientes esperam dos seus produtos ou serviços. Também é preciso analisar qual tipo de expansão é o mais indicada no seu ramo e, é claro, verificar se a empresa possui o capital necessário para colocar o plano em ação.

Para evitar problemas futuros com a expansão, é importante que o empreendedor tenha o planejamento como o seu grande aliado, seja na contratação de novos funcionários ou na diversificação de produtos e serviços.

Além disso, é interessante enfatizar que todo empreendedor deve contar com um capital de giro para garantir o funcionamento e a expansão do seu negócio.

Entretanto, em períodos de recessão econômica, como o atual, é comum algumas contas não fecharem e isso acaba se tornando um empecilho para o crescimento da companhia.

Com objetivo de ajudar os empreendedores que estão em busca de maneiras viáveis para expandir sua empresa sem comprometer o seu orçamento, listamos a seguir 7 dicas de como ampliar o negócio por meio do empréstimo online. Confira!

1. Como o empréstimo online auxilia na aquisição do capital de giro

O capital de giro é o ponto de partida para o funcionamento orgânico da sua empresa. Com ele é possível comprar a matéria-prima, efetuar o pagamento de fornecedores, funcionários, entre outras atividades essenciais para o andamento do negócio.

O empréstimo online, valor que deve ser calculado e planejado, chegou como um facilitador para os empreendedores, já que as instituições financeiras cobram taxas abusivas devido à prática do spread bancário, além de todo o processo burocrático para aquisição de crédito.

Com essa modalidade, o empreendedor pode fazer toda a negociação de onde quiser e a aprovação é bastante rápida, em até 30 dias. Além disso, não existe a necessidade de apresentar garantias para ter acesso ao valor do capital de giro. O montante vai depender do tamanho e do setor da sua empresa.

2. Investimento em divulgação

Uma maneira efetiva de expandir a sua empresa e conquistar novos clientes é por meio da publicidade e propaganda. Atualmente, existem diversas ferramentas que o empreendedor pode investir para promover os seus produtos e serviços como, por exemplo, sites de busca, redes sociais, blogs, jornais, revistas, TV, entre outras.

Para alcançar bons resultados na divulgação, vale a pena investir em um setor para desenvolver campanhas publicitárias ou contratar uma agência especializada em comunicação empresarial.

Para os gestores que precisam de verba para iniciar à divulgação da sua marca, o empréstimo online também é uma ótima opção.

3. Aquisição de ferramentas e equipamentos de trabalho

Outra dica indispensável para os empreendedores que querem ampliar o seu negócio está relacionada à manutenção e renovação das ferramentas de trabalho.

Investir em softwares e programas, novos computadores e demais equipamentos presentes na rotina do seu negócio permite melhorar a organização, além de aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas desenvolvidas pelo time.

4. Expansão dos canais de venda

Será que todos os seus clientes em potencial têm acesso aos seus produtos ou serviços? Seja em local físico ou online, uma maneira de expandir sua empresa é aumentando os canais de venda.

Os empreendedores podem investir na atuação de distribuidores, no treinamento de representantes comerciais ou mesmo na ampliação do negócio em outras cidades.

O investimento em canais de venda aumenta a cartela de clientes e também os insights sobre como conduzir o seu negócio ao crescimento contínuo.

5. Diversificação dos produtos e serviços

O processo de diversificação é algo importante para a expansão e a renovação de qualquer negócio. No entanto, é aconselhável pesquisar os hábitos de consumo do seu público-alvo antes de investir em novidades.

Analisar dados já adquiridos e orientar a sua equipe para colher informações valiosas sobre os clientes são passos essenciais para uma mudança efetiva.

Por exemplo, uma padaria famosa por sua coxinha pode oferecer aos consumidores pacotes de festa contendo o produto referência da casa. Entretanto, a aceitação do novo item vai depender do perfil dos consumidores, por isso a análise é tão importante.

Se para realizar essa expansão o empreendedor precisar recorrer ao empréstimo online, é interessante que ele utilize as três dicas abaixo:

  1. Variedade: quanto maior o mix de produtos, melhor para a empresa — desde que eles sejam populares entre os clientes;
  2. Efeito: medir o efeito da mudança nos seus consumidores é essencial para que eles continuem fiéis. Independentemente se o retorno for positivo ou negativo, é importante identificar o mais rápido possível;
  3. Mensuração: esse é o momento de colher os resultados. Dentre os produtos ofertados, ficar de olho em quais foram os favoritos e cortar os que não foram populares, isso ajuda a otimizar o valor do capital adquirido por meio do empréstimo online.

6. Abertura de novas unidades

Quando um empreendimento é bem-sucedido em todos os âmbitos, o próximo passo para expandi-lo é por meio da abertura de novas unidades.

Porém, por mais que exista a possibilidade de levar a sua marca para outros lugares e, com isso, lucrar mais futuramente, é preciso planejar como se fosse um novo negócio.

Apesar de já ter a expertise necessária, o empreendedor não pode deixar de considerar que a abertura de novas unidades trará altos investimentos em construção, reforma, equipe de trabalho, entre outros.

Também nesses casos o empréstimo online é recomendado, pois é uma modalidade rápida e segura para adquirir crédito.

7. Franquia: uma opção para expandir a sua empresa

Para isso, é necessário ter processos bem alinhados, capacidade de abrir lojas em escala, marca conhecida, além de segurança jurídica e organização financeira.

Nessa modalidade, o empresário passa a trabalhar como um coaching para estas franquias, repassando todo o seu conhecimento para os novos gestores.

Alguns empreendedores optam por fundir ou adquirir empresas concorrentes para se tornar franquias. Essa junção aumenta a cartela de clientes e diminui os custos fixos, mas é fundamental que exista sinergia entre as empresas que serão unificadas.

Apresentamos neste artigo 7 maneiras de expandir a sua empresa a partir de um empréstimo online, como o oferecido pela Biva, plataforma digital especializada nessa modalidade de crédito.

Se você ficou interessado no tema, confira este post sobre a história do empréstimo coletivo no Brasil e no mundo e saiba como ele funciona na prática!

 

Escreva um comentário

Pin It