Ter uma empresa hoje em dia é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, muitas conseguem dar esse passo, mas cometem vários erros. Por isso, veremos abaixo as 10 maiores falhas que você deve evitar ao abrir seu negócio. Quer saber mais? É só acompanhar a leitura.

1 – Não ter um planejamento inicial

Como tudo que vamos fazer em nossa vida, o ideal é termos um planejamento para que nada dê errado, pois o planejamento é uma das peças fundamentais para ter um bom andamento na empresa.

Ainda na área de planejamento, não ter um plano de negócios é uma das maiores falhas que você deve evitar ao abrir sua empresa. O plano de negócios é usado para criar objetivos que serão alcançados e, consequentemente, lhe proporcionará uma visão mais ampla dessas metas, assim todos conseguiram focar e trabalhar, entregando excelência.

2 – Não ter um produto com diferencial

Outro ponto que deve ser evitado, é não ter um diferencial. O mercado é bastante competitivo com diversos concorrentes e para que você consiga destaque no mercado e, consequentemente, sucesso, é preciso demonstrar um diferencial no seu produto/serviço, que atenda às expectativas dos clientes.

As pessoas estão ficando cada vez mais exigentes para fazer compras, sendo assim, é importante fazer uma pesquisa de público e mercado para garantir qualidade e uma melhor performance, aumentando os lucros do seu negócio.

3 – Desconhecer o ramo de atuação

O conhecimento do segmento de atuação da sua empresa é um grande diferencial para o bom andamento do seu empreendimento.

Uma vez que ter total conhecimento de sua marca, seus produtos e seus serviços, lhe proporcionará mais qualidade na hora de realizar vendas. Pois, você estará mais seguro e terá mais eficácia ao apresentar sua proposta.

Para conseguir adquirir mais conhecimentos no seu ramo, é importante fazer pesquisas sobre o seu produto/serviço e ficar sempre atualizado com novidades no mercado. Além disso, realizar treinamentos de capacitação e investir tempo em estudos/pesquisas na área facilitará os próximos passos do negócio, rumo ao sucesso.

A qualificação na área de atuação hoje, é uma das mais importantes características que um empresário deve ter. Com isso, sua empresa conseguirá se destacar entre as demais e ter melhores resultados como, por exemplo, mais clientes, mais nome e, consequentemente, mais vendas.

4 – Não ter controle financeiro

O controle financeiro é uma forma de administrar e avaliar como está a situação financeira de sua empresa. São alguns fatores que contribuem para o bem estar de seu negócio em uma de suas principais áreas: a de finanças. Portanto, esse controle é um fator indispensável para o bom andamento da empresa.  

Existem alguns fatores que não podem faltar em seu controle financeiro.

Como, por exemplo:

  •         Controle de contas a receber;
  •         Controle de contas a pagar;
  •         Saber a situação do seu fluxo de caixa;
  •         Dentre outros.

Hoje em dia, é muito comum pessoas abrirem seus negócios, fazerem um investimento alto e, de repente, falirem. Isso acontece, pois, muitas vezes, o financeiro da empresa não foi bem administrado ou planejado, o que causou a falência do negócio. Portanto, uma das melhores dicas para se ter uma boa gestão do dinheiro, é ter um programa de controle financeiro. Além de ajudar bastante seu trabalho, facilitará sua administração.

5 – Não investir em marketing

Não investir em marketing é também uma grande falha que você deve evitar ao abrir seu negócio. A propaganda é a alma do negócio. Para você começar bem seu negócio é essencial que se tenha uma boa divulgação.

O marketing está crescendo bastante, principalmente o marketing digital com o avanço da tecnologia e da internet, muitos empreendedores têm se aproveitado disso para alavancar sua empresa. Por isso, essa é uma área em que se deve investir, busque profissionais qualificados, ferramentas, cursos, desenvolva campanhas e mensure os resultados, faça do setor de marketing sua melhor ferramenta para impactar leads qualificados e gerar lucros à empresa.

6 – Não ter capital de giro

Assim como o descontrole financeiro, não ter capital de giro é uma das maiores falhas que você deve evitar ao abrir seu negócio. Pois, o capital de giro é o fator que custeará as despesas da empresa.

É importante sempre tê-lo disponível em caixa e ir aumentando esse valor, através de vendas, parcerias, etc. Para você começar um negócio e ter capital de giro, uma boa opção é procurar um empréstimo para sua empresa, com isso você conseguirá dar os primeiros passos nessa jornada.

7 – Juntar gastos pessoais com finanças empresariais

Como podemos perceber, a área das finanças é um dos mais importantes pilares de sua empresa.Por isso, ao abrir um negócio evite juntar os gastos pessoais com as finanças da empresa. Isso é um erro fatal e pode fazer sua empresa ir a falência.

Por isso, separe um pró-labore. Que tem como finalidade remunerar o sócio ou o executivo pelo trabalho realizado na empresa, além de sua parte do acordo/contrato.

Dessa forma, além de separar as finanças pessoais da empresariais, você também terá mais solidificação para fazer o capital de reinvestimento na sua empresa, pois você poderá dedicar parte dos lucros do seu negócio para investir nele próprio. Com isso, você conseguirá aprimorar sua empresa e sua marca continuará crescendo.

8- Não ter um atendimento de excelência

O atendimento é um dos principais fatores que fará com que sua empresa fidelize clientes.

Lugares que investem em um bom atendimento, têm mais vendas e um número grande de clientes. Todas as pessoas gostam de ser atendidas com rapidez e eficiência e esses são fatores importantes que devem ser incentivados na sua empresa, o atendimento ao cliente personalizado, humanizado e atencioso. Uma boa dica para essa área, é oferecer um treinamento qualificado, ou você também pode optar por terceirizar o trabalho.

9 – Não fazer uma pesquisa sobre a localização do seu negócio e sobre a concorrência

Fazer uma pesquisa sobre a localização – local, rua, avenida, bairro – e também sobre os concorrentes – diretos e indiretos – são pontos primordiais para o sucesso do seu negócio. Uma vez que fazer uma análise profunda sobre a concorrência é extremamente importante, pois lhe traz alguns benefícios, como:

  •         Uma visão mais ampla sobre o seu negócio;
  •         Aprimorar ideias e estratégias para vender mais;
  •         Ajuda você a ter um diferencial em sua empresa;
  •         E muito mais.

Por isso, faça pesquisas a respeito antes de dar o primeiro passo. Esteja por dentro das informações e sempre inove para estar um passo à frente dos demais. Com certeza esse será um fator diferencial para seu negócio.

10- Desistir nas primeiras dificuldades

Uma coisa é certa: ter seu próprio negócio trará vários desafios. Contudo, por isso, é importante ter um bom planejamento para que você consiga dar a volta por cima das dificuldades e ir em frente com sua empresa.

Desistir nas primeiras dificuldades é uma das maiores falhas que você deve evitar ao abrir seu negócio. As dificuldades sempre existirão e você deve estar preparado para enfrentá-las. Contudo, se você conseguir passar por todas elas, você será um vencedor e, com certeza, obterá o sucesso tão desejado de sua empresa. O importante é dar o primeiro passo e não cometer os erros citados nos tópicos anteriores.

Escreva um comentário

Pin It