Cada vez mais o Marketing Digital se faz presente, principalmente na estratégia das grandes e pequenas empresas. Por isso, reservamos 5 motivos para incentivar você a fazer também este investimento.

Como já sabemos, ferramentas digitais auxiliam muito na administração da sua empresa, porém administrar um negócio envolve também tomar decisões constantes sobre onde, como e quando devemos investir nosso dinheiro e nossa atenção a fim de obter bons resultados.

Apesar de estarmos constantemente conectados em redes sociais, utilizarmos o Google para fazer buscas e ligarmos o Waze habitualmente para cada trajeto de carro, investir em Marketing Digital ainda é uma das principais dúvidas de empreendedores e empresários.

Certamente você, como proprietário ou funcionário de uma empresa, já se deparou com dilemas como: Será que vale a pena investir tempo e dinheiro em canais como Google e Facebook? Será que devo investir na compra de maquinário, na contratação de novos profissionais ou em campanhas publicitárias?

Pensando em ajudá-lo nesta reflexão, convidamos a agência Despertador Digital para listar 5 razões para começar a se aventurar neste mundo e descobrir os retornos que as estratégias digitais podem trazer para você e para sua empresa:

1. Mensuração

No Marketing Digital, tudo é mensurável. Isso significa que você sabe onde cada centavo de seu investimento foi gasto, além de poder coletar dados sobre as interações do seu cliente com suas campanhas, de clique a anúncios até as conversões em seu website.

Desta forma, você descobre os canais, horários, mensagens e clientes mais propensos a comprar seu produto ou serviço, direcionando seu investimento para as estratégias que, comprovadamente, trazem o maior retorno.

Porém, é importante que, antes de realizar uma ação de marketing digital, sejam definidos os principais indicadores de sucesso para sua ação ou essa montanha de dados coletados irá contribuir mais para confundir seu caminho do que para indicar a rota correta.

2. Aprendizado

Ao montar uma empresa, temos várias suposições em relação ao nosso produto, público-alvo e proposta de valor. E mesmo que exista a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido através do benchmarking o aprendizado interno sempre é mais valioso.

Com o marketing digital, é possível criar campanhas para validar cada uma das hipóteses do seu plano de negócios, aprendendo e mudando constantemente, de forma rápida e gastando pouco. Essa cultura de inovação contínua é essencial para que negócios possam se reinventar em tempos de crise, aproveitar boas oportunidades e direcionar os esforços para o que vale a pena, ou seja, para sobreviver no longo prazo.

Muitas empresas quebram não por não possuírem um plano de negócios, mas sim por se aterem estritamente a ele e não mudarem de acordo com os insumos do mercado e feedback dos clientes. Para tanto, é fundamental que o aprendizado proveniente da análise dos dados de campanhas seja compartilhado com toda a empresa, provendo insights relevantes para áreas de marketing, vendas, suporte, desenvolvimento e muito mais.

3. Direcionamento

Em campanhas offline, como revistas, jornais e rádios, compra-se um espaço publicitário, dessa forma, nós impactamos tanto pessoas dentro do nosso target quanto pessoas que não tem relação com o produto ou serviço ofertado.

Já no marketing digital, compra-se uma audiência, ou seja, um perfil de público que deseja-se impactar baseado em características demográficas e comportamentais pertinentes e específicas ao seu negócio. Isso resulta em campanhas muito mais assertivas e direcionadas, mais aderentes às necessidades dos usuários e propensas a taxas de conversão maiores do que as mídias tradicionais. Dessa forma você evita desperdícios e foca somente nas pessoas que quer impactar.

4. Agilidade e Economia

Esqueça as verbas milionárias e os processos burocráticos e morosos: Com o marketing digital, é muito fácil e rápido criar estratégias criativas, de baixo custo e altamente escaláveis, em poucos cliques. Canais como o Google AdWords e o Facebook possuem extensas bibliotecas gratuitas para ajudá-lo com os primeiros passos e uma excelente equipe de suporte para tirar suas dúvidas.

Além disso, existem várias modalidades de cobrança de campanhas digitais, variando de acordo com o canal e o seu objetivo. Entre as principais encontram-se o pagamento por impressão, por clique e por conversão, explicadas abaixo:

  • Na modalidade por impressão, paga-se pela quantidade de vezes que o anúncio foi veiculado, aplicada principalmente a campanhas de geração de presença de marca e branding, onde buscamos veicular a maior quantidade de anúncios para uma audiência alvo.
  • No pagamento por clique, paga-se somente quando os usuários interagirem clicando em seu anúncio, independente da quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, importante para campanhas de venda de produtos e geração de tráfego para um website.
  • Na modalidade de pagamento por conversão, seu orçamento é gasto somente quando os usuários realizaram a ação alvo de sua campanha, como o download de um aplicativo ou o preenchimento de um formulário. Perfeito para quando a transação final é o seu maior objetivo.

5. Abrangência

Todos nós já fomos impactados e provavelmente até efetuamos uma transação por conta de um anúncio online. Você, seu cliente, seu concorrente e o mundo todo estão conectados, e cada interação digital é uma oportunidade para que sua marca possa impactar seu cliente com uma mensagem relevante e atraente, de interagir e de contribuir em processos de tomada de compra, de captar novos clientes e colaboradores, enfim, de sobreviver em uma realidade cada vez mais conectada e competitiva.

Se você ficou convencido e quer começar a investir nestes canais, fique ligado: a Biva, em parceria com a agência Despertador Digital, criou uma série de posts sobre Marketing Digital, trazendo os primeiros passos para estruturar, executar e mensurar suas primeiras campanhas digitais. No próximo post, falaremos sobre o planejamento de campanhas digitais: como definir seu orçamento, os canais de seu investimento e as pessoas responsáveis por cada etapa de sua campanha. Não perca!

*A Despertador Digital: Somos uma agência de marketing preparada para prover o que há de mais novo e atual em estratégia digital. Formada essencialmente por engenheiros, temos na análise de dados a base para a criação de campanhas digitais nos mais diversos canais.

Escreva um comentário

Pin It