Esse artigo em como objetivo ajudá-lo a implementar boas estratégias para redução de custos administrativos, mantendo seu negócio próspero e lucrativo.

Entre as diversas estratégias adotadas por empreendedores para assegurar a competitividade de seus negócios, a redução de custos pode ser apontada como uma das mais eficientes e vantajosas.

Nos últimos tempos, a disputa cada vez mais acirrada por espaço no mercado fez com que as empresas se preocupassem em reduzir seus percentuais de gastos, sem que isso afetasse, de forma alguma, sua produtividade.

Como essa é uma realidade em grande parte das empresas brasileiras, trouxemos para o blog esse artigo que tem como objetivo ajudá-lo a implementar boas estratégias para redução de custos administrativos, mantendo seu negócio próspero e lucrativo.

As dicas aqui apresentadas são simples de serem implementadas e favorecem o crescimento empresarial de maneira sólida e duradoura.

Quer aprender? Confira a seguir.

Mapeie os processos de sua empresa

A primeira premissa para reduzir custos com eficiência é identificar e compreender em que estágio do processo sua empresa está perdendo dinheiro. Para isso, você deve começar a mapear todos os procedimentos, se atentando a cada etapa cumprida.

Com essa simples tarefa você já terá em mãos um panorama do que pode ser cortado e que não prejudicaria o andamento da empresa. Uma dica é fazer isso por meio de indicadores, pois tornam essa análise mais precisa e segura.

Lembre-se: conhecer os processos é essencial para um corte de gastos consciente e eficaz.

Conheça seus custos operacionais

Em tempos de crise, na busca por economia é comum encontrarmos empresários reduzindo custos de qualquer maneira. Com isso, acabam cometendo erros e cortando aquilo que não poderia ser suprimido, prejudicando a qualidade e eficiência da empresa.

Por isso, além de mapear os processos, antes de tomar qualquer decisão, procure listar todos os custos de seu negócio e classificá-los por ordem de prioridade e necessidade.

Somente dessa maneira você conseguirá visualizar o que pode ser cortado e até substituído, mantendo sua empresa rentável e competitiva no mercado.

Reavalie suas parcerias

Você conhece todos os seus fornecedores? Acompanha os resultados obtidos com cada uma dessas parcerias? Tem o hábito de comparar os preços do contrato com os praticados no mercado?

Muitos gestores e empreendedores possuem contratos antigos e acabam se esquecendo de avaliar se estes ainda são vantajosos ao negócio. Seria o caso, por exemplo, de um contrato de prestação de serviços telefônicos com tarifas desatualizadas e serviços que não mais interessam à empresa.

Nesse caso, a orientação é reavaliar todas as parcerias, buscando identificar o que pode ser alterado e até mesmo cancelado. Não tenha medo do novo e lembre-se de que um novo fornecedor pode ter mais vantagens a lhe oferecer.

Utilize um software de gestão

Certamente você já deve ter ouvido falar em softwares de gestão. Mas, caso sua empresa ainda não conte com o auxílio dessa tecnologia, comece a pesquisar e avaliar tal opção.

Pode parecer confuso em meio a cortes de gastos, sugerir-se um investimento. Mas, na verdade, essa é uma estratégia que confere muito mais controle financeiro e qualidade na gestão da empresa e, consequentemente, contribui para redução de custos.

Seja um empreendedor inteligente e aprenda a usufruir de todos os benefícios que a modernidade tem a oferecer ao universo corporativo. Afinal, a automatização de processos é uma maneira segura e eficaz de reduzir custos e melhorar seus resultados.

Estude a terceirização como estratégia para redução de custos

A terceirização tem sido um tema recorrente nos últimos anos e se consolida cada dia mais como uma estratégia inteligente para empresas de todos os portes. As razões são simples: além de melhorar a qualidade dos serviços, contribui para a redução de custos.

Nesse sentido, resta claro que, isso deve ser estudado por uma empresa que deseja se tornar mais competitiva, crescer e disputar mercado com os grandes empreendimentos.

Em resumo, com a terceirização sua empresa pode se dedicar exclusivamente à sua atividade principal, contar com profissionais altamente qualificados e ainda reduzir sua folha de pagamento. Portanto, comece a avaliar processos que podem ser terceirizados e se torne mais eficiente!

Invista em tecnologia e inovação

Um empreendedor de sucesso sabe que investir em tecnologia e inovação não é um mero gasto empresarial. Ao contrário, essa decisão traz inúmeros benefícios ao negócio e contribui para que seus processos sejam mais ágeis e baratos.

Portanto, procure investir mais capital em recursos tecnológicos, como ferramentas mais modernas, computadores e programas de gestão atualizados, além de se preocupar em inovar em todos os setores da empresa.

E, claro, não se esqueça que inovação nem sempre diz respeito a investimentos financeiros. É possível inovar simplesmente mudando a forma de execução de algum processo, tornando-o mais rápido e produtivo.

Amplie o seu giro de estoque

Uma excelente medida para reduzir custos administrativos é aumentar o giro de estoque da empresa. Isso porque, quanto mais rápido você conseguir efetuar suas vendas, menos dependerá do capital de giro — e isso reduz os custos com financiamentos.

Para isso, promova promoções e dê ênfase aos produtos em maior quantidade no estoque. Fazendo isso, você terá mais fluxo de caixa e poderá financiar boa parte de suas atividades com seu próprio capital.

Estimule a participação dos funcionários

Um bom gestor e empreendedor sabe que, qualquer que seja o seu objetivo, ele só será alcançado se tiver o apoio de seus colaboradores. Aliás, o capital humano é o maior bem que você pode ter e é essencial mantê-lo alinhado às suas metas.

Dessa maneira, antes de iniciar qualquer estratégia para redução de custos, procure reunir seus funcionários e explicá-los as razões para as mudanças a serem implantadas, ressaltando o quanto a participação de cada um deles é relevante.

Envolva-os nessa tarefa e estabeleça as maneiras com que cada um poderá colaborar. Além disso, dê todas as orientações necessárias para a correta execução das ações e mostre-se aberto a ouvir dúvidas e sugestões.

Como você percebeu, a redução de custos é uma medida necessária em meio a um cenário de crise econômica e na busca por mais rentabilidade. As dicas aqui apresentadas são simples de serem implementadas e favorecem o crescimento empresarial de maneira sólida e duradoura. Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a aplicá-las em seu cotidiano.

Antes disso, que tal nos ajudar a levar essas informações a mais pessoas? Compartilhe esse post em suas redes sociais!

Escreva um comentário

Pin It