Falar em economia é um dos maiores desafios e, talvez, um dos tabus mais comuns entre as famílias brasileiras. O dinheiro, ainda hoje, é visto como algo que não deve ser conversado e repassado para os filhos, quando, na verdade, deveria estar entre os principais assuntos a serem tratados.

A maioria dos brasileiros não sabem lidar com o dinheiro e, consequentemente, não conseguem economizar – é uma bola de neve!

Neste artigo, separamos 3 dicas simples e práticas de como começar a economizar. Vamos lá!

1. Guarde dinheiro no início do mês

O principal hábito que você precisa inserir na sua rotina é o guardar dinheiro no início do mês, assim que receber já transfira para uma conta separada – seja ela poupança ou outra de investimentos – o importante é ela não ser a mesma que você usa no seu dia a dia. Desta forma, você não conta com ele no seu orçamento mensal  para o pagamento de contas fixas e lazer – o destine para algo que seja seu sonho 🙂

Além disso, vamos te dar uma dica prática:
Guarde 30% do seu salário, use 50% para gastos essenciais, como aluguel, contas de luz, água, etc, e 20% para lazer, beleza e o que quiser 🙂

2. Não ignore pequenos gastos

Sabe aqueles almoços com o pessoal do trabalho? Aquele chocolate de sobremesa? Ou aquela cervejinha rápida pós trabalho? Tudo isso conta!

É exatamente nesses pequenos gastos, que a gente deixa passar despercebido, que mora o dinheiro que você poderia guardar todo mês.

Se você tem o costume de trabalhar e almoçar fora, troque por levar marmita todos os dias. Estipule alguns dias no mês para você almoçar fora com a equipe ou no aniversário de alguém.

O mesmo vale para o lazer, procure shows, passeios, exposições e outros eventos que sejam de graça para curtir sozinho, com a família ou amigos. Procure! Há bastante opção de passeio livre, como ir à parques, SESCs, museus, etc.

💡 dica: use a tecnologia a seu favor!

Hoje, existem vários aplicativos para você registrar todo e qualquer gasto do seu dia a dia, alguns deles são: GuiaBolso, Organizze e Minhas Economias. Baixe, teste e conta pra gente qual você mais gostou. 

Eles te dão gráficos com porcentagens dos gastos separados por categoria (lazer, alimentação, contas fixas, etc), para que assim fique fácil de identificar onde você está gastando mais, poder controlar melhor suas finanças e as reorganizar.

Converse sobre dinheiro

Se você é casado(a) e/ou tem filhos, é importante que converse sobre dinheiro dentro de casa para darem a devida importância e economizarem juntos. Transparência é o caminho mais fácil para  reorganizar as contas em casa e atingir os seus objetivos ou da sua família 🙂

Você já faz/fez alguma das três dicas? Funcionou com você? Não? Conta pra gente nos comentários abaixo.
Caso tenha alguma dúvida, comente abaixo 🙂

Write A Comment

Pin It