Aqui você vai conhecer e entender sobre como funciona o processo de análise de crédito e como a Biva realiza esse importante processo.

Sempre que pedimos um empréstimo ou mesmo quando fazemos uma compra a prazo em qualquer estabelecimento, as vezes mesmo sem perceber, passamos por um processo de análise de crédito. Mas você sabe como funciona essa análise e porque ela existe?

Biva responde o que é e como é feita a sua análise de crédito.

O que é análise de crédito?

A Análise de Crédito é o processo por meio do qual é analisada a capacidade de pagamento da empresa e/ou da pessoa física que pretende contratar empréstimos ou realizar determinada operação financeira.

Mas como essa análise é feita?

Essa análise consiste na avaliação do fluxo de caixa do solicitante do crédito, bem como o histórico de crédito do cliente, seu setor de atuação, situação de adimplência do cnpj  entre outros.

Além disso, é comum a análise dos chamados 5 Cs do Crédito, quais sejam: capacidade (de pagamento do crédito); caráter; colateral (análise de potenciais garantias da obrigação; capital e condições (análise da situação econômica atual do solicitante).

Conheça a análise de crédito Biva

O modelo de análise de crédito da Biva combina as informações e documentos fornecidos pelos empreendedores nos formulários de cadastro do site, com dados disponíveis em diversas fontes públicas e privadas.

Essas informações são processadas e interpretadas pelo modelo decisor (sistema automatizado de consultas e algoritmo de análise), tudo focado na extrema segurança e qualidade dos créditos aprovados. Como resultado desse processo, são atribuídas notas de crédito para cada pedido de financiamento. Quanto melhor a nota de crédito, mais baixa é a probabilidade de inadimplência, e consequentemente mais baixa é a taxa de juros atribuída ao pedido de financiamento.

Além disso, os pedidos de financiamento são negados sempre que há inconsistências ou insuficiências nas informações prestadas ou sempre que a avaliação de crédito resulte em uma nota demasiado baixa.

E como a Biva é perfeccionista, os modelos estão sendo revistos constantemente. O objetivo é sempre fornecer um serviço de qualidade, transparente e adequado para os clientes.

O que é necessário para obter um crédito com a Biva?

Para obter financiamento por meio da Biva, os empreendedores precisam: (i) ser cidadão(ã) brasileiro(a), com residência no país; (ii) ter pelo menos 18 anos de idade; (iii) encaminhar documentação sua (RG/CPF) e de sua empresa (contrato social); (iv) possuir uma conta corrente bancária individual em seu nome; (v) não ser pessoa exposta politicamente; e (vi) possuir um comprovante de endereço em seu nome na forma de uma conta ou comprovante de pagamento de imposto (ex. energia elétrica, água, gás, telefone fixo, celular pós pago, TV por assinatura ou guia do IPTU, com data de emissão nos últimos 3 meses).

Além disso, a Biva desenvolveu um modelo próprio e individualizado para avaliação de seu crédito. São considerados a qualidade de seu cadastro, regras de conheça seu cliente, políticas de prevenção a lavagem de dinheiro, além dos fatores litados abaixo, entre outros:

  • Dados cadastrais e documentos do empreendedor;
  • Informações do empreendedor constantes de bases de dados públicas e privadas (incluindo bureaux de crédito);
  • Capacidade de pagamento, calculada com base no comprometimento de renda mensal para o pagamento da parcela do financiamento (nos financiamentos por meio da Biva, esse valor não pode ser superior a 30%);
  • Histórico de crédito anterior na Biva e no mercado, analisamos os financiamentos anteriores e a adimplência do empreendedor na Biva e com terceiros;
  • Atividade de crédito recente, segundo bases de dados dos principais bureaux de crédito no Brasil;
  • Utilização de redes sociais para verificação de identidade e credibilidade dos empreendedores na Plataforma Biva (facebook, linkedin, google, yahoo e twitter);
  • Ferramenta psicométrica que cria profundo entendimento quantitativo e qualitativo de riscos de crédito;
  • Dados comportamentais, nossa plataforma analisa esses dados dos empreendedores cadastrados para produção de notas de crédito;
  • Nota de crédito individual, obtida a partir dos itens acima e do cálculo da probabilidade de que o pagamento das parcelas seja realizado pelo empreendedor dentro do prazo estipulado.

Garantias

Os financiamentos contratados por meio da plataforma Biva são sempre simples, rápidos, transparentes e com baixos custos. Por conta disso, em geral para obter os financiamentos os empreendedores cadastrados não precisam dar garantias físicas ou financeiras, mas apenas o aval dos sócios, que é uma garantia fidejussória dada pelos sócios da empresa solicitante de crédito.

Controle e Cobrança

Além de uma boa análise de crédito, ou prevenção de inadimplência, a efetividade da performance de uma carteira de crédito também depende do controle contínuo da evolução dos recebimentos de seus devedores. A partir desse controle, você terá maior previsibilidade sobre a performance de sua carteira, bem como acesso a uma previsão de conjunto de ações a serem implementadas no caso de ocorrer algum ou mais atrasos.

Quanto aos atrasados, é fundamental que você tenha um controle permanente dos mesmos, o qual deve apontar o total da dívida, valor não vencido, valor vencido, tempo de atraso, último contato e situação atual.

Conclusão

Muitas vezes nos esquecemos disso, mas o termo “crédito” vem de acreditar. Não obstante, a concessão de crédito é sempre algo desafiador e que deixa muito empreendedor preocupado com o risco de inadimplência.

Nesse post aprendemos como a análise de crédito é um instrumento importante para Biva e instituições financeiras, bem como porque essa análise também pode ser importante nas negociações com seus clientes!

Da mesma forma, lembre-se que sempre que solicitar um crédito ou realizar uma compra a prazo, o crédito de sua empresa também será analisado. Assim, é importante sempre monitorar a situação financeira de sua empresa e confirmar que você consegue atendes os cinco componentes da análise de crédito mencionados acima. Lembre-se, ao pagar as contas de sua empresa em dia, ter uma boa gestão empresarial, um bom controle de seu fluxo de caixa e de suas finanças, ficará muito mais fácil obter crédito para continuar expandindo o seu negócio!