Para começar a investir, um dos princípios fundamentais é saber diversificar a sua carteira de investimentos, ou seja, distribuir seu capital disponível de acordo com o risco e objetivo.

A pulverização da carteira permite que você tenha a oportunidade de alcançar maiores rentabilidades em diferentes modalidades com diferentes tipos de liquidez. Além de, claro, em caso de queda na rentabilidade em um dos investimentos, minimizar as perdas, uma vez que você diversificou a sua carteira.

O investimento em peer-to-peer lending, por exemplo, caracterizado como um investimento de alto risco, é uma maneira de você diversificar a sua carteira a fim de obter uma rentabilidade maior e, ainda, cooperar para o empreendedorismo brasileiro e desbancarização.

Aqui na Biva, nós temos duas alternativas dentro do modelo de P2P: portfólio e single name. Entenda um pouco sobre como eles funcionam:

Portfólio

Os portfólios são compostos por 5 ou mais empresas, aproximadamente. Neste processo, nós da Biva, já calculamos a taxa de retorno esperada, o score total das empresas, a duração média do investimento e, ainda, informamos detalhes individuais de cada um dos negócios que buscam o apoio dos investidores.

Apesar do investimento ser para o perfil de investidor agressivo, ou seja, investidores dispostos a sofrer uma possível perda de principal em troca de alta rentabilidade, o portfólio é uma maneira de mitigar os riscos.

Vale ressaltar que, a Biva só é remunerada após os investidores receberem todo o retorno esperado. Assim, nossos investidores são sempre priorizados e aproveitam os benefícios de uma carteira diversificada, o que aumenta a segurança e rentabilidade dos investimentos.

Single Name

Diferente do modelo de portfólio, no modelo de Single Name, você, investidor, tem a possibilidade de investir em uma só empresa.
A empresa, de acordo com o porte e outras variáveis, é lançada na plataforma sozinha, com o apoio de informações detalhadas, gráficos e análises do nosso time de crédito, para que o investidor possa fazer uma escolha consciente de acordo com o seu objetivo.

No geral, os investimentos no modelo Single Name têm uma rentabilidade projetada maior do que no modelo de portfólio por conta da diversificação do risco, que é indicada no painel.

Para manter a saúde da sua carteira na Biva, diversifique seus investimentos Single Name para que cada empresa conte com no máximo 5% da concentração total do capital investido.

É importante que você dilua sua carteira, avaliando o risco-retorno de cada operação, a fim de aproveitar as oportunidades de investimentos do mercado e em busca de uma rentabilidade maior.


Caso ainda esteja com dúvidas sobre a diversificação de investimentos comente aqui embaixo 😉

Gostou do artigo? Compartilhe nas mídias sociais 🙂
Aproveite e nos siga nas mídias sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram) para ficar por dentro de todas as novidades do mercado financeiro.

Escreva um comentário

Pin It