Se você está começando no mundo dos investimentos, entender como funciona LCI e LCA é importante para o sucesso do seu investimento. Acrescentar uma ou, até mesmo, as duas opções de investimento a sua carteira pode ser uma grande ideia, uma vez que ambos são considerados investimentos de renda fixa bastante seguros.

Quando estamos procurando algum tipo de investimento para começar, é muito importante se informar bem sobre as opções para escolher o melhor.

Uma grande vantagem dos investimentos em LCI e LCA é que as duas opções contam com isenção do imposto de renda, e oferecem ao investidor. ao investidor um retorno maior do que deixar o dinheiro guardado em uma caderneta de poupança.

No artigo de hoje, você vai conhecer com detalhes como funciona LCI e LCA, para escolher o melhor investimento para você. Confira.

O que é LCI?

homem de costas olhando folhas com pontos de interrogação

O primeiro passo para entender como funciona LCI e LCA é saber o que cada um desses investimentos é. Vamos começar pela LCI ou Letra de Crédito Imobiliária.

A LCI é um investimento em renda fixa isento do Imposto de Renda. Essa é uma letra emitida pelas instituições bancárias com a função de adquirir recursos para a disponibilização de capital para empresas e pessoas físicas envolvidas no mercado de imóveis.

A Letra de Crédito Imobiliária funciona de forma parecida basicamente com um empréstimo de dinheiro. Entretanto, no caso, ao invés de uma pessoa física solicitar um empréstimo a uma instituição bancária, quem faz o empréstimo para a mesma é a pessoa.

O dinheiro que é emprestado ao banco, neste caso, é usado pelo mesmo com a finalidade de realizar empréstimos para os seus clientes, dentro do mercado imobiliário, e como uma forma de garantir seus lucros através desses empréstimos.

Para pagar o empréstimo realizado pela pessoa física, a instituição bancária devolve para a mesma o dinheiro, de forma corrigida, e leva em consideração uma taxa de juros.

Esse é um investimento de renda fixa incentivado pelo Governo e é por esse motivo que ocorre a isenção do Imposto de Renda.

Fazendo um investimento em uma Letra de Crédito Imobiliária, você obterá um retorno financeiro maior do que em outras opções de investimentos, como uma caderneta de poupança, por exemplo.

O que é LCA?

homem segurando um papel e lendo com a ajuda de uma lupa

A LCA, ou Letra de Crédito do Agronegócio, também é um investimento em renda fixa incentivado pelo Governo. Sendo assim, também é uma opção de investimento isento do Imposto de Renda.

Podemos dizer que a LCA e a LCI são 2 opções de investimentos que podem ser considerados irmãos. Os dois funcionam de forma parecida, e ambos oferecem um retorno financeiro que pode ser maior que em outros tipos de investimentos, como a caderneta de poupança.

A diferença mais básica entre como funciona LCI e LCA é que a função da captação de recursos de cada uma dessas letras.

Os recursos captados pela instituição bancária através da LCI, como dissemos, são revertidos para o segmento imobiliário. Já a captação de recursos através da LCA, é destinada para o setor do agronegócio.

A Letra de Crédito do Agronegócio é um tipo de empréstimo que uma pessoa física faz a uma instituição bancária, para que a mesma possa usar esse dinheiro para abrir linhas de crédito para seus clientes e obter lucros. Da mesma forma que a Letra de Crédito Imobiliária.

Após a efetivação do empréstimo, o dinheiro investido é devolvido para o investidor de forma corrigida, levando em consideração uma taxa de juros.

Juros pós ou pré-fixados

O pulo do gato dos investimentos em LCI e LCA é que quanto maior o tempo em que o seu dinheiro fica investido, maior será o retorno financeiro que você vai ter.

Os juros referentes ao retorno do valor aplicado podem se dar de forma prefixada, o que significa que, desde o momento do investimento, o investidor já sabe qual será o montante dos juros no momento do resgate.

Os juros de como funciona LCI e LCA podem ser também pós-fixados, o que significa que apenas no momento do resgate o investidor vai saber o montante dos juros que vai depender da variação do indexador selecionado.

Fundo Garantidor de Crédito

Outro ponto forte da modalidade é que para ambos os investimentos, além da isenção do Imposto de Renda, também não existe a cobrança da taxa de administração.

Outra grande vantagem é a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, conhecido pela sigla FGC. Isso significa que, caso a instituição financeira na qual a pessoa fez a realização do investimento quebre, o retorno do seu investimento está garantido. Considerando o limite de 250 mil reais por CPF e por conglomerado financeiro e com a garantia do limite máximo de 1 milhão de reais com validade de quatro anos. Depois desse período, a garantia será renovada.

Vantagens sobre a caderneta de poupança

mulher colocando uma moeda dentro de um cofre em forma de porquinho

O modo como funciona LCI e LCA garante, como dissemos, que esses dois investimentos em renda fixa sejam mais vantajosos que manter o seu dinheiro em uma caderneta de poupança.

Talvez você possa estar imaginando que a poupança é um bom investimento, uma vez que o Imposto de Renda não incide sobre ele, mas como já dissemos, tanto a LCI quanto a LCA também o são.

Para entender melhor porque a forma como funciona LCI e LCA é mais vantajosa que o investimento na poupança, vamos fazer uma comparação.

Supondo que o investidor faça, ao mesmo tempo, a aplicação de um valor de mil reais na caderneta de poupança, e na LCI ou na LCA, por um período de 12 meses.

Considerando as taxas de juros aplicadas a cada um dos tipos de investimentos, no final deste período, o saldo a se receber, será maior, já que a taxa de juros considerada pela LCI e pela LCA são maiores que os da caderneta de poupança.

Como investir em LCI e LCA?

Além de entender a forma como funciona LCI e LCA, é importante que você entenda também como investir em cada uma delas.

A maneira como investir em qualquer uma das duas letras de crédito é bastante semelhante. Como já explicamos, a diferença básica entre elas está na destinação do empréstimo obtido pelo banco.

Para investir em uma Letra de Crédito Imobiliária ou do Agronegócio, você deve:

Escolher o banco ou corretora autorizada para fazer a intermediação da venda da letra de crédito

As instituições bancárias geralmente disponibilizam a venda das LCI e LCA com emissão realizada pelo próprio banco. Enquanto as corretoras realizam a venda das Letras de Crédito de algumas instituições financeiras, desta forma, a chance de encontrar Letras mais rentáveis nessas corretoras, costuma ser maior. Com o aplicativo Renda Fixa você encontra uma infinidades de títulos que melhor se adequa ao seu perfil, sem precisar abrir conta em cada corretora, além do ser gratuito, você compara, calcula diversos ativos, monta sua carteira e tira dúvidas com um especialista.

Faça uma pesquisa para escolher o tipo de título que vai adquirir

Como dissemos sobre o modo como funciona LCI e LCA, você pode investir nessas Letras de Crédito com juros pré ou pós-fixados.

Antes de adquirir a sua, pesquise sobre as duas opções, para escolher aquela que mais se adequa ao seu objetivo.

A opção de juros pré-fixados, costumam ser mais difíceis de se encontrar no mercado, e valem a pena somente no caso das taxas de juros sofrer uma queda durante o tempo de aplicação. Como esse tipo de flutuação é difícil de prever, a opção de juros pós-fixados costuma ser mais interessante.

Invista dentro do limite de 250 mil

Como explicamos anteriormente sobre como funciona LCI e LCA, o FGC garante um retorno com o limite de 250 mil reais por CPF e instituição financeira. Desta forma, para investir de modo mais seguro, o ideal é respeitar esse limite.

Os riscos

Outros fatores de como funciona LCI e LCA que são importantes de serem conhecidos, são acerca dos custos e dos riscos dos dois tipos de investimentos, e é sobre esses dois fatores que falaremos neste momento.

Como já dissemos, o modo como funciona LCI e LCA é bastante semelhante, por isso, falaremos de ambos os fatores de forma geral, já que, em relação ao investidor, a letra de crédito escolhida não faz muita diferença.

O risco relacionado a LCI e a LCA está relacionado ao crédito, o que significa que, é possível que o investidor acabe perdendo dinheiro caso o banco onde o investimento foi realizado quebre. Entretanto, a garantia do FGC oferece bastante segurança para o investidor.

Outro fator de risco é em relação a liquidez, que consiste na grande desvantagem de investir na LCI ou na LCA, uma vez que o resgate do título só pode ser realizado na data do seu vencimento, e até essa data, o dinheiro não vai poder ser movimentado.

Agora você já sabe como funciona LCI e LCA, e já pode optar por um, ou até mesmo por ambas as opções para a sua carteira de investimentos.

Se você gostou das dicas deste artigo, no nosso blog você pode encontrar muito mais conteúdo como esse, para te ajudar a ingressar no mundo dos investimentos.

Escreva um comentário

Pin It