Ao fazer um investimento financeiro é muito importante que você tenha claro o objetivo que pretende atingir com o mesmo. Aliás, a definição de metas e objetivos é algo importante não apenas para o aspecto financeiro, mas também para todos os aspectos da sua vida de forma geral.

Para definir seus objetivos de forma clara, e obter os melhores resultados, quanto antes você começar a pensar neste fator, melhor. De certa forma, você pode achar complicado ou desnecessário traçar os objetivos que pretende alcançar em 2, 5, 10 anos, colocando tudo no papel. Entretanto, essa é uma atitude que com toda a certeza vai render bons frutos para a sua vida financeira futuramente.

Veja no artigo de hoje qual é a importância de ter um objetivo bem definido a curto, médio e longo prazo, para o seu investimento. Confira.

É importante estabelecer seus objetivos

Para fazer um investimento é fundamental que você saiba como traçar seus objetivos e metas de vida, para saber de que forma investir, como fazer isso e qual valor aplicar.

Para conquistar sonhos e alcançar suas metas de vida, o dinheiro é um fator muito importante. Desta forma, para ter o montante em dinheiro necessário para chegar onde você quer, principalmente quando suas metas são grandes é preciso saber como planejar.

Para definir seus objetivos e metas de vida de forma estratégica e saber a melhor maneira de investir o seu dinheiro para chegar a cada um deles é importante entender os conceitos de curto, médio e longo prazo, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Num primeiro momento, você precisa organizar seu orçamento e ter o panorama exato de qual é a sua situação financeira atual. Dessa forma, você conhece a sua realidade financeira, sabe quais são os objetivos e metas possíveis de acordo com essa realidade e o quanto precisa poupar para chegar aos objetivos maiores que não são possíveis no momento atual.

É desta forma que você vai aos poucos trabalhando para atingir a sua independência e a sua estabilidade financeira, controlando melhor o tipo de investimento em que vai aplicar o seu dinheiro.

Entenda agora os conceitos de curto, médio e longo prazo, para estabelecer de maneira clara os objetivos que você tem com seu investimento.

Objetivos de curto prazo

O primeiro passo para estabelecer os objetivos do seu investimento é pensar no curto prazo. Esse é o momento de estabilizar suas finanças para chegar a objetivos maiores.

Sua prioridade aqui deverá ser quitar suas dívidas, principalmente as que possuem juros mais altos, como cartões de crédito e o cheque especial.

Em seguida, você deve pensar em quais são as suas necessidades mais urgentes e imediatas, como uma pequena reforma em algo que precise de atenção na sua casa, por exemplo.

Aí sim é possível passar para metas maiores, em investimento para a realização de sonhos que carecem de algum tipo de investimento maior.

Objetivos de Médio Prazo

Em relação ao médio prazo é o momento de traçar metas e objetivos relativamente maiores, que irão exigir um maior investimento financeiro para serem alcançadas.

Nos objetivos a serem considerados de médio prazo incluem-se quaisquer bens ou serviços que possam ser conquistados em um prazo máximo de 12 meses.

Objetivos em longo prazo

Os objetivos de longo prazo são aqueles desejos considerados maiores, que exigem um período de tempo superior e um planejamento mais estruturado para serem alcançados.

Nesta categoria encontram-se os objetivos que vão precisar da colaboração conjunta dos membros da família e necessitarão de mais de 1 ano para serem alcançados e para atingir metas como essas é necessário um planejamento maior e mais detalhado.

Uma dica é colocar no papel em quanto tempo você gostaria de atingir cada um desses objetivos e quanto de dinheiro será necessário aplicar no seu investimento mensalmente para conseguir atingi-los.

Uma viagem em família para o exterior ou a troca do carro ou até a aquisição de uma nova casa ou de um apartamento, são exemplos de objetivos de longo prazo.

Seja no curto, no médio ou no longo prazo, entender de forma clara quais são os seus objetivos financeiros é a melhor forma de organizar seu investimento.

Conheça o APP da Renda Fixa

Usar o app Renda Fixa também pode ajudar você a alcançar os objetivos de seu investimento. Com o aplicativo você tem ao alcance das suas mãos, através do seu celular, tablet ou computador, acesso a todo o futuro do mundo dos investimentos.

Podendo encontrar as melhores opções de investimentos em renda fixa, disponibilizado por diversas corretoras. Isso facilita a sua escolha na hora de investir, trazendo mais rentabilidade para você e auxilia a alcançar os objetivos de seus investimentos mais rápido.

No App Renda Fixa você encontra os seguintes serviços:

  • Pesquisar os tipos de investimentos reais por valor;
  • Pesquisar o período de vencimento dos investimentos;
  • Pesquisar sobre tipos de investimento;
  • Pesquisar sobre as Corretoras;
  • Ordenar suas pesquisas por taxa, vencimento, tipo de investimento ou corretoras;
  • Acompanhar, em tempo real, a sua carteira de investimentos;

Você não paga nada para ter acesso aos serviços do aplicativo, contando com uma sua assessoria online, que vai guiar as suas estratégias de investimento aumentando a rentabilidade das suas aplicações.

Com o App Renda Fixa, você vai poder acompanhar as suas aplicações em tempo real, além disso, vai poder pesquisar, consultar e acessar calculadoras especiais para traçar estimativas dos valores de seus rendimentos.

E tem mais! No aplicativo você conta com o serviço “Fale com um Assessor”, onde você poderá tirar todas as suas dúvidas com um especialista da área financeira. No App Renda Fixa você conta com mais de 12 tipos diferentes de investimentos em mais de 35 instituições financeiras.

Agora que você entendeu a importância de objetivos bem definidos a curto, médio e longo prazo para o seu investimento é hora de começar a traçar os seus planos e colocar esses objetivos no papel.

Se você gostou das dicas desse artigo, e quer saber mais sobre como estruturar melhor a sua vida financeira, em nosso blog você encontra mais conteúdo como esse. Continue acompanhando as nossas postagens e confira as nossas publicações anteriores.

 

Escreva um comentário

Pin It