O Banco Central reduziu a Selic que atingiu 6,75% ao ano, a rentabilidade da poupança está em 70% da Selic, saiba como diversificar seus investimentos diante deste cenário

Na última semana, como já se era esperado, o Banco Central reduziu a Selic (taxa básica de juros da economia) que atingiu 6,75% ao ano, uma redução de 0,25 ponto percentual.

Atualmente, a rentabilidade da poupança está em 70% da Selic, além da Taxa Referencial (TR). O rendimento da caderneta, agora, com a Selic a 6,75%, fica em torno de 4,73% ao ano, mais TR.

Saiba mais: Desde setembro de 2017, quando a Selic caiu para 8,25% ao ano, a nova regra de cálculo do rendimento da poupança foi acionada.

A poupança ainda é muito utilizada pelos brasileiros, na verdade, cerca de 76% dos brasileiros que aplicam seu dinheiro estão utilizando a poupança. Isso é reflexo das características da modalidade, sua facilidade para aplicação e resgate do dinheiro, o baixo risco e a movimentação livre de impostos.

Agora, se você deseja evitar todo esse cenário de incerteza e quer aplicar seu dinheiro em outras modalidades com rentabilidade maior, você deve procurar novas opções de investimentos que te proporcionem melhores rendimentos e de fácil acesso. Ampliar suas modalidades de investimento não é algo complicado, pelo contrário, muitas opções, para não dizer todas, você consegue fazer do seu celular e, o melhor, de qualquer lugar.

Antes de começar a investir em aplicações que rendem mais, seja comparado com a  poupança ou outras opções de investimentos, é importante pensar qual é o seu objetivo para esse dinheiro, quanto está disposto a investir, durante quanto tempo, entre outros fatores.Veja a seguir o que separamos para você.

Peer to peer lending (P2P)

Essa modalidade de investimentos, é relativamente nova para os brasileiros, apesar de muitos já serem adeptos desse investimentos. Vamos lá, o peer to peer lending permite que pessoas invistam em pessoas, sem a intermediação convencional de um banco. Por conta disso, o tomador do empréstimo acessa taxas mais baixas e o investidor tem uma rentabilidade maior.  

Uma vez que a plataforma finalize a análise e aprove o crédito aos empreendedores, os investidores cadastrados acessam os portfólios das empresas e decidem em quais projetos investir os seus recursos. A rentabilidade anual, para o investidor, pode chegar até 300% do CDI.

Fundos de Renda Fixa

Se você precisa ter acesso ao valor investido, isso se aplica em qualquer momento, uma opção são os fundos de renda fixa com liquidez diária. Nessa modalidade é possível sacar o dinheiro aplicado sem ficar atrelado a um prazo, mas a taxa de administração precisa ser menor que 1% ao ano.

Agora, se você tem um montante que não pretende mexer, talvez aquele dinheiro reserva para emergências, pode aplicá-lo em Tesouro Selic, CDBs de bancos ou fundos, etc. Se você precisar do dinheiro de volta, nessa opção, vai conseguir o resgate em um/dois dias úteis.  

Mercado de Ações

O mercado de ações também se beneficia da queda na Selic, de várias maneiras. Essa modalidade é ideal para aqueles que pretendem obter retornos maiores do que a renda fixa, mas vale a regra  “quanto maior o risco, maior o lucro”.

Lembre-se que o risco no mercado ou fundo de ações não é nulo, mas a rentabilidade varia em torno de 8% e 40% sobre o montante. Esse investimento vai depender muito do perfil do investidor e o risco que pretende correr.

O fundo de ações é composto somente por ativos de renda variável, ou seja, é necessário se prepara e manter a calma, pois pode haver episódio de rentabilidade negativa em determinado período e a volatilidade do mercado de ações.

Fundos imobiliários

O investidor compra cotas desses fundos quando eles fazem ofertas públicas ou na bolsa de valores. Os cotistas recebem um rendimento mensal do aluguel dos imóveis.

Quando a taxa básica de juros é baixa, essa aplicação consegue superar com mais facilidade a rentabilidade dos investimentos conservadores, opção viável para os investidores que desejam ganhar mais que a renda fixa, mas sem correr o risco da renda variável.

Lembrete: É importante diversificar seus investimentos e não apostar suas fichas em apenas um produto.

Ainda tem alguma dúvida sobre a poupança e melhores alternativas de investimento?
Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente!

Escreva um comentário

Pin It