A Biva preparou esse post para você aprender mais sobre as alíquotas aplicáveis às diferentes modalidades de investimentos e o que você deve fazer para estar quites com a receita em relação a seus investimentos na Biva. 

Investimentos Biva

Entenda sobre as alíquotas aplicáveis às diferentes modalidades de investimentos.

Que aplicações estão sujeitas a tributação de imposto de renda no brasil?

No Brasil apenas investimentos em poupança e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agrícola (LCA) estão isentos de imposto de renda. Todos os demais investimentos de renda fixa como CDBs, Títulos Públicos, Debêntures, LCs, etc, estão sujeitos a tributação pelo imposto de renda conforme tabela regressiva do IR, que varia conforme o prazo de investimento:

  • 22,5% até 180 dias;
  • 20% entre 181 e 360 dias;
  • 17,5% entre 361 e 720 dias;
  • 15% após 720 dias.

Já investimentos em renda variável como ações estão sujeitos à tributação de ganhos de capital que também estão sujeitos à tabela regressiva, seja para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Como é a tributação dos investimentos da Biva?

Os investimentos por meio da plataforma Biva são considerados investimentos de renda fixa, por serem lastreados em títulos de dívida, assim como CDBs, Letras do Tesouro Direto e outros.

Na Biva, todos os investimentos estão lastreados em Recibos de Depósito Bancários (RDBs), os quais são vinculados à rentabilidade dos portfólios de empréstimos em que você investir.

Isso é possível em razão da determinação da Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n. 2921, a qual trata das chamadas operações ativas vinculadas. Essa regra permite que investidores realizem investimentos vinculados à carteiras ou políticas de investimentos previamente estabelecidos com a instituição financeira.

Dessa forma, os rendimentos obtidos pelos investidores (juros dos empréstimos) são tributáveis na forma da alíquota progressiva do Imposto de Renda.

Por possibilitarem rendimentos e repagamentos mensais aos investidores em suas contas cadastradas, todos os investimentos na Biva são tributados à alíquota de 22,5% de imposto de renda!.

Mas você não tem que se preocupar com o recolhimento, pois a instituição financeira parceira da Biva (Socinal e/ou Sorocred) já faz todos os recolhimentos na fonte e transfere para sua conta corrente suas parcelas mensais (principal + juros) já líquidas de impostos.

Basta você refletir na sua declaração de imposto de renda os valores informados no seu informe de rendimentos, que foi enviado no início do ano pelas instituições financeiras da Biva, quais sejam Socinal e Sorocred.

Se você quiser saber mais sobre a incidência e o cálculo do imposto de renda, entre em contato com a gente pelo meajuda@biva.com.br