Sete das maiores fintechs de nosso país, se uniram na criação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD)

Associação Brasileira de Crédito Digital
Associação Brasileira de Crédito Digital

Sete das maiores fintechs de nosso país se uniram na criação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), em novembro de 2016.Biva, BKF, Geru, Just, Lendico, Simplic e Trigg, se juntaram para impulsionar o desenvolvimento do crédito digital no Brasil.

A iniciativa busca aprofundar o diálogo com todo ecossistema financeiro e aumentar sua eficiência por meio da adoção de novas tecnologias e da difusão de melhores práticas nesse setor.

Segundo o Radar FintechLab, que mapeia as fintechs no Brasil, o número de empresas de serviços financeiros online no Brasil mais do que dobrou desde setembro de 2015.

A entrada das fintechs no mercado trouxe vários  benefícios ao consumidor:

  • maior variedade de oferta de produtos e serviços financeiros
  • diminuição do tempo gasto na contratação dos produtos
  • aumento da segurança e praticidade no mercado financeiro
  • melhoria do atendimento, tornando-o mais amigável e personalizado
Radar Fintechlab
Radar Fintechlab

Além da melhoria na experiência do usuário, o setor tem gerado receita e novos empregos. Um recente estudo da consultoria McKinsey mostra que os serviços financeiros digitais podem criar até 4 milhões de novos empregos e representar um aumento de PIB no Brasil de 5,5% até 2025.

A criação da Associação Brasileira de Crédito Digital é decorrente do amadurecimento do setor de fintechs no Brasil. A associação tem como objetivo ser aberta, permitindo a entrada de outras empresas que trabalham com crédito digital no país. A ideia é gerar um ciclo de melhoria contínua e um código de conduta e boas práticas para cuidar da privacidade e segurança da informação do consumidor, com ética e transparência.

Dos membros da ABCD a Biva é a única a aplicar o modelo de empréstimo coletivo, também chamado de peer-to-peer lending. Tendo como foco permitir que investidores contribuam com capital para financiamento de pequenas e médias empresas, gerando impacto social. E você, já pensou em obter investimento para sua empresa?

Escreva um comentário

Pin It